O relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa

Estabelecer uma proximidade saudável é a umas das melhores maneiras de fidelizar seu cliente. Um bom relacionamento pode fazer com que sua empresa se diferencie das concorrentes. Quando uma equipe é capaz de tornar agradável o contato entre empresa e consumidor, as chances de ele voltar a fazer negócio com a sua empresa se multiplicam. Tenha sempre isso em mente, afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Ainda assim, muitas empresas pecam quando o assunto é relacionamento com seus clientes. Como por exemplo má recepção, demora, insistência e falta de tato são condutas inadequadas que fazem com que o consumidor queira sair correndo da sua empresa. Infelizmente, situações como essas ainda são muito mais comuns do que imaginamos.

Quantas vezes entramos em alguma loja e temos a sensação que o atendente está nos fazendo um favor? Pois é, esse tipo de comportamento afeta diretamente a empresa, que, com certeza, sai perdendo. Lembre-se: o relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa.

Ao ser bem tratado, é bem provável que o cliente indique o seu estabelecimento a amigos e conhecidos. E o contrário também acontece. Se você está precisando melhorar o atendimento da sua empresa, veja as dicas para obter um bom relacionamento com os clientes:

Seja empático
Talvez essa seja uma das dicas mais simples e pouco praticadas nas empresas. Na hora de se relacionar com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Não foque o discurso na sua empresa. Foque nas necessidades do cliente. Pare e pense: Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado?

Tente entender sempre as demandas do cliente, escutando-o com atenção. Tome cuidado para não pressioná-lo a comprar determinado item, isso pode ser um caminho sem volta para um atendimento que pode afastá-los em vez de atraí-los. E, claro, nunca esqueça: seja simpático e agradável.

Invista na confiança: a base de qualquer relacionamento saudável
Não tem jeito, confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no seu relacionamento, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Acompanhar de perto tudo o que lhe diz respeito, aumenta as chances de você conquistá-lo.

Os detalhes, podem fazer a diferença. A forma como você o trata e se interessa pelas suas necessidades vai conquistá-lo e o fará escolher você como fornecedor por mais tempo, fincando as bases para uma relação de negócio de longo prazo.

Faça com que o consumidor confie em você e não deixe-o de lado quando a compra for concluída. Para fidelizar um cliente, é necessário um trabalho diário de relacionamento próximo, nada de esquecê-lo depois de algumas semanas! Seja cuidadoso, educado e gentil.

Resolva os problemas rapidamente
A resolução de problemas é a parte que você deve tomar mais cuidado.. Quanto menos problemas seus clientes tiverem, menor será o seu nível de estresse. Por isso, esteja sempre em contato com o cliente e ofereça soluções que realmente funcionem.
Identificar problemas e resolvê-los em tempo hábil demonstra competência!
Se o seu cliente tem um problema e você conseguir identificar a raiz dele, conseguirá propor soluções que realmente o ajudarão. Timing é tudo! (tempo determinado para a realização de determinada tarefa)
Pense nele e não na empresa. Tente resolver o imprevisto o mais rápido possível. Feito isso, não deixe as ligações e os emails de lado. Sempre pergunte se está tudo bem, como foi o atendimento.

Esteja atento ao feedback (dar resposta a um determinado pedido)
Para um bom relacionamento acontecer é necessário escutar com atenção os feedbacks. Eles são os melhores indicadores de qualidade da sua empresa. O feedback, mesmo que negativo, é essencial para o crescimento da qualidade do seu negócio.
Ao investir em boas práticas de relacionamento com seus clientes, eles confiarão em você,e há uma grande probabilidade do feedback ser transparente e verdadeiro. Escute com atenção o que eles têm a dizer. Se for necessário, não hesite em pedir desculpas e oferecer soluções para os pontos que eles levantaram sobre seu produto ou serviço.
Mas não pense que só ouvir é o bastante. É preciso avaliar cada feedback recebido – mesmo daquelas pessoas “mais difíceis” de lidar e utilizá-lo para corrigir possíveis falhas. Encare a crítica como uma oportunidade de crescimento, se seus clientes não estão felizes com algo, isso é um baita sinal vermelho para a empresa.

Saiba dizer “Não” quando necessário
Negar é uma arte. Ao menos, no mundo dos negócios.
No caso da manutenção de um bom relacionamento com os clientes, mais ainda.
Quando for indagado por um serviço que não oferece ou um produto que não tenha em estoque, não se limite a simplesmente dizer ‘não’.
É preciso, neste caso, aprender a lidar com as palavras e explicar ao cliente o motivo de tal produto ou serviço não estar incluído no seu rol de ofertas no momento, explicando quais outros estão.
Caso pense em tê-lo em breve, explique isso também.
Não adianta dizer que atende ou que tem o produto ou serviço para agradá-lo naquele momento, pois se não for o que ele procura, não vai se sentir atendido e isso quebrará a confiança conquistada.
Ao relembrar ao seu cliente o que você oferece, você ainda estará reforçando os seus serviços e como pode atendê-lo igualmente de outras formas, se houver interesse por parte dele, é claro.
Aqui vale aquela máxima: Nunca prometa o que não pode cumprir.

Invista em promoções diferenciadas
Quando você tem um bom relacionamento com seus clientes é fácil saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento. Oferecer algo que possa ajudá-lo no seu dia a dia.
Que tal oferecer uma boa oportunidade para ele fechar o negócio? Uma boa indicação pode faz toda diferença. Mas lembre-se de oferecer serviços ou produtos que ele realmente precise, não vá empurrando qualquer coisa. Oferecer algo que possa ajudá-lo no seu dia a dia.
Fazendo isso, existe uma grande chance dele indicar os seus serviços para amigos, profissionais, e conhecidos. Outra forma de agradar e estimular esse cliente que te indicou para alguém é bonificando-o quando um amigo indicado fechar negócio com a empresa. Pode ser um produto bônus, desconto ou mimo.

Um bom relacionamento com clientes trará frutos excelentes para sua empresa. Seguindo essas dicas o relacionamento com o cliente tem tudo para dar certo.

Lembre-se que a jornada nunca é fácil, mas pode render bons frutos se feita com carinho, motivação, empatia e, principalmente, foco no cliente.

Coloque todo o seu foco na qualidade do atendimento e em construção de relacionamentos de longo prazo.

Fontes: endeavor.org.br e marketingdeconteudo.com



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