O pós-venda em uma loja e-commerce

O pós-venda, muitas vezes, é tratado como solução de problemas. No entanto, ele é mais do que simplesmente isto. É a partir do relacionamento após a compra que a loja cativa seus clientes e viabiliza uma nova venda. E mais, a preocupação com o pós-venda demonstra consideração pelo cliente e é capaz de melhorar a imagem da empresa.

Manter os clientes fiéis é complicado, mas conquistar novos tem se tornado cada vez mais difícil em razão da alta competitividade existente no mercado. Devido à essa dificuldade, proporcionar uma boa experiência durante e depois da venda torna-se crucial para fidelizar e também para encontrar novos consumidores, afinal, clientes satisfeitos falam da sua empresa para outras pessoas.

Mas o contrário também acontece. E então, você quer que eles relatem uma experiência positiva ou negativa? Se você optou pela primeira opção, veja dicas para alcançar esse objetivo.

Agradeça
O cliente escolheu comprar com você e apostou que entre todas as possibilidades a sua loja era a melhor opção. Mas, após finalizar a compra, recebeu um e-mail simples dizendo apenas que o pedido foi computado. Não aproveitar o e-mail de confirmação é perder uma excelente oportunidade de se aproximar do cliente.
Envie uma mensagem de agradecimento e diga que ficou feliz com a escolha dele. Também é válido pedir uma avaliação, e-mails de confirmação costumam ter boa taxa de abertura. Na plataforma Magento, por exemplo, você pode personalizar estes e-mails transacionais.

Treine sua equipe
Invista na capacitação dos funcionários para um atendimento de qualidade. E o mais importante: não se exima da responsabilidade da venda e faça o máximo para resolver o problema do cliente. É comum as empresas culparem a transportadora ou correios, mas ainda que o erro não tenha sido diretamente seu, a venda é sua e o cliente vai recorrer ao seu contato para procurar uma solução.

Dê atenção ao cliente
A espera da mercadoria costuma gerar certa ansiedade no consumidor. Mas, se você notificar o cliente relatando o caminho que o produto está fazendo até a chegada na casa dele, essa expectativa será amenizada. Que tal enviar um SMS? Assim o cliente recebe o alerta no celular e pode ver na hora o trajeto da mercadoria. Além disso, esse tipo de atitude reduz a procura pelo SAC e tende a melhorar a reputação da sua empresa, pois demonstra comprometimento e valorização do cliente.

Ofereça brindes
A oferta de promoções exclusivas incentiva o cliente a voltar a comprar com você. Cupons de desconto, brindes e outras vantagens atraem a atenção. Ofereça também produtos baseados nos que o consumidor já adquiriu. Por exemplo, se ele comprou uma televisão, envie um e-mail perguntando as impressões dele sobre o produto e aproveite para verificar se ele não precisa de um suporte para o aparelho. Dessa forma, você mantém o relacionamento e antecipa uma necessidade.

Simplifique o contato
Diversifique as formas como o cliente pode entrar em contato com você. Chat on-line, Whatsapp, redes sociais… Dê opções para que ele decida como vai falar com você. Mas não se esqueça de executar um bom atendimento em todos os canais. Há muito o que ser explorado após a finalização da compra em um e-commerce. Entretanto, algumas atitudes são viáveis para todo tipo de negócio e são capazes de fazer a diferença no relacionamento com o seu cliente. Por isso, deixar de aplicar estratégias de pós-venda é um erro que você não deve cometer. Lembre-se que executar um pós-venda com excelência é muito importante para não cair no esquecimento do cliente e construir um caminho de sucesso e reconhecimento para sua empresa.

Por Galler Ilhe
Fonte: ecommercebrasil.com.br



Deixe um Comentário

Seu e-mail não aparecerá no comentário. Os campos obrigatórios estão marcados com (*).

Você pode usar estas tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>