Gestão em tempos difíceis

Em tempos de crise, os negócios normais são suspensos, os modelos de trabalho usuais não funcionam mais e precisamos fazer mudanças rápidas a todo momento.

Não estamos falando de uma crise qualquer. O coronavírus é uma realidade dura e que no mínimo nos faz parar e refletir sobre muitos valores.

Neste momento, precisamos manter a calma e tentar ao máximo preservar o valor das pessoas e da organização. Devemos manter o foco e buscar maneiras de nos adaptar rapidamente ao novo cenário para alcançar objetivos de maneiras muitas vezes inovadoras, visando a recuperação e o crescimento pós-crise.

É natural mudarmos o foco para tentar apagar os incêndios imediatos. Mas, não podemos permanecer para sempre concentrando nossos esforços no que é imediato e socorrista. Temos que voltar nossos olhos para o controle da gestão e manter resiliência nos processos , nos controles e no negócio.

Os processos, para continuar, precisam dos colaboradores alinhados com os objetivos da empresa. Se os objetivos passaram por uma mudança, eles tem que saber disso e devem fazer parte. Não sairemos da crise sem uma equipe unida e que trabalha pelo mesmo objetivo. Mantê-los confiantes com uma comunicação ativa vai fazer toda a diferença.

Temos muito trabalho pela frente e entrar em pânico, não ajudará. Você precisa de ações rápidas e não precipitadas, ser flexível e estar preparado para mudar decisões diariamente conforme mudanças no cenário, mas, ao mesmo tempo, manter a gestão em dia. Mesmo as dívidas e valores em atraso tem que ser controlados e administrados. Deve-se tentar negociá-los sempre.

Desanimar e abandonar tudo que foi construído não é a melhor escolha. Lembre-se que há escolhas reais a fazer, desde a adaptação do negócio ou até fechar a empresa. Mesmo que decidir fechar o negócio, deverá ser consciente, baseados em dados e com controles atualizados para tomada de decisão.

Não está fácil para muitos. Mas é preciso resiliência para passar por esta crise e voltar a progredir.

E para isso, temos que trabalhar para minimizar os impactos e fazer mudanças que possibilitem que nosso time, clientes e o negócio sobrevivam e cresçam.



Deixe um Comentário

Seu e-mail não aparecerá no comentário. Os campos obrigatórios estão marcados com (*).

Você pode usar estas tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>