Dicas para se dar bem em 2018

Pesquisas e estudos apontam que haverá retomada do crescimento econômico do país a partir de 2018. A previsão é que o PIB crescerá 1,5%. Neste cenário podemos esperar o aumento do consumo de bens e serviços.

Se as previsões se concretizarem, você está preparado para atender esta demanda?

A forma de fazer negócios já se encaminha para uma nova era com a incorporação de novas tecnologias que vão desde os sistemas de gestão até os apps (aplicativos para dispositivos móveis) e chatbots (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) numa realidade virtual e economia mais solidária.

Ficar atento para acompanhar as mudanças e aderir as novas tecnologias para atender às exigências do consumidor deve ser uma busca constante em nossos negócios.

A seguir, algumas dicas de tendências para 2018 para que você fique preparado:


Negócios via internet

Hoje é possível comprar tudo online e a tendência é essa realidade aumentar cada vez mais. Esse é o futuro: vender seus produtos e serviços pela internet;


Comunicação com tecnologia

As mensagens de texto via WhatsApp ou SMS já são muito comuns para a comunicação entre empresas e clientes. Vendas, mensagens comemorativas, avisos, todo tipo de informação pode chegar através desse recurso.


Cartões X Celulares
As compras no varejo estão ganhando uma nova modalidade de pagamento: o smartphone. Hoje é possível comprar e pagar qualquer coisa através de mobiles de inúmeros apps. É possível que já nos próximos anos esta nova forma de pagamento venha a substituir os cartões de crédito;


Se Destacar na paisagem entre tantos

Em um cenário em que tudo parece igual é preciso sobressair-se da concorrência, ter personalidade e linguagem próprias. Autenticidade, verdade e naturalidade são qualidades cada vez mais valorizadas pelo consumidor. A procura pela identidade única também é tendência;


O compartilhamento: para quê comprar se podemos alugar

Uma das práticas mais usuais da atualidade é o compartilhamento de produtos e serviços, sobretudo na Europa. A tendência por lá é que cada vez mais pessoas busquem serviços e produtos compartilhados. No Brasil, esta tendência já teve início em grupos de compartilhamento que trocam serviços e produtos. Locais de trabalho, eletroportáteis, ferramentas, meios de transporte e outros, compartilhados, estão mudando a forma de consumo e trocando “compra e venda” por “aluga-se”;


Segurança e privacidade

Estas garantias sempre foram exigências de todo consumidor e daqui pra frente a tendência é aumentar.

As etapas que envolvem um negócio são muitas: escolha do produto ou serviço, cadastro, prazo de entrega, pagamentos, transações e, tudo isso, normalmente envolve dados do comprador.

A maioria evita ao máximo que as empresas tenham suas informações. A procura por sites, apps e outras ferramentas mais discretos e confidenciais será um ponto considerado pelos consumidores. Quanto menos invasivo, melhor.


Personalização de atendimento e conteúdo

Tendo acesso a dados relevantes e adotando boas ferramentas, você consegue definir públicos específicos para os quais quer vender. É possível, identificar faixa etária, sexo, interesses, etc. A partir daí, basta direcionar suas ações de marketing para fidelizar esse perfil!

A personalização dos conteúdos também já é uma tendência do varejo que tende a se confirmar nos próximos anos. Trata-se de oferecer materiais ricos para os potenciais compradores e, assim, atraí-los para seu site de maneira orgânica, sem o pagamento de propagandas tradicionais.


Sites responsivos

O varejo precisa estar atento à experiência dos consumidores com o seu site, quer seja no desktop ou mobile, porque ele ganha importância a cada dia na decisão de compra. O site impacta diretamente o consumidor. Por isso, quanto mais criativo e responsivo, maior a probabilidade em atrair a sua atenção e facilitar a sua escolha.

Estas são algumas dicas do que se pode esperar nos próximos anos em termos de negócios dentro do varejo e você pode ver que, quase todos os pontos têm a ver com a tecnologia! Prepare seu ambiente para esta mudança que já está acontecendo!


Fontes: blogdologista.com.br / escoladeecommerce.com



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