Backup: Cópia de Segurança

Há tempos temos visto casos de empresas que são infectadas por alguns tipos de vírus que estão ganhando mídia por causa de sua capacidade de devastar os dados e paralisar uma empresa.

Vários nomes são citados, o mais temido trata‐se do que pede um resgate para devolver os dados.

Recentemente esse número tem aumentado e temos ouvido bem mais casos deste tipo de vírus. A pergunta é: Como podemos nos defender para que tal fato não ocorra conosco amanhã? A resposta continua sendo a mesma. Os cuidados devem ser tomados para evitar a infecção.

Mas caso siga o protocolo e um dia ainda aconteça temos que estar preparados para o plano B. Nesta hora o Backup dos dados vai fazer toda a diferença. Pode‐se perder um dia ou dois de trabalho. Concordamos que ainda assim é uma perda, mas é um impacto pequeno se comparado a perder tudo ou se propor a pagar o resgate que não se sabe, com certeza, se é garantido a devolução dos dados após o pagamento. Mesmo pagando ainda há o risco de perder.

O Backup deve fazer parte da rotina das empresas, como qualquer tarefa desempenhada, com dia e horários pré determinados para minimizar custos e tempo com recuperação de dados seja por motivo de vírus ou mesmo defeito de equipamentos.


O que é o BACKUP?

BACKUP é uma cópia de segurança dos seus dados. E um procedimento indispensável para o funcionamento do seu sistema de computadores, pois é a única forma de recuperar informações em caso de pane tanto na parte de Hardware (Equipamentos) quanto dos Softwares.

Assim como pode haver problemas técnicos na parte de hardware (computadores, no‐breaks, hubs, placas, monitores, cabos de rede, etc) na parte de software podemos ter problemas ao instalar ou atualizar um programa. Um programa pode interferir no outro causando incompatibilidade entre as versões.

Computadores e programas podem parar de uma hora para outra impedindo o acesso às informações.

Nunca sabemos quando isso pode acontecer por isso é importante manter o backup sempre atualizado dos dados importantes como o banco de dados do sistema gerenciador de sua empresa, fotos, imagens, planilhas, textos, etc.

Os problemas que poderão ser minimizados fazendo a rotina de Backup:
1) Perda dos dados por Problemas técnicos em Hardware e Software já explanado anteriormente
2) Perda dados por infeção de Vírus, também já citado.
3) Perda de dados por arquivos danificados: O vírus pode danificar seus arquivos sem que você perceba. Isso ocorre com arquivos que não são utilizados com muita frequência então só irá perceber que está danificado depois de muito tempo. Então, guarde os backups por um período um pouco maior que a última semana por exemplo.
4) Perda de dados por incêndio, enchentes ou roubo. Neste caso sugerimos ter também uma cópia do backup fora do estabelecimento.

Calcule bem a frequência da realização dos Backups pois as informações são recuperadas com todas as alterações até o momento em que ele foi realizado. Tudo o que foi feito após este momento deverá ser refeito.

Realizar testes periódicos nos backups gravados para saber se os mesmos estão funcionando corretamente também é importante para quando precisar não ficar de mãos vazias.

Verifique se a rotina de Backup do Sistema está em dia. Se tiver dúvidas, procure um de nossos técnicos para instruções.



Deixe um Comentário

Seu e-mail não aparecerá no comentário. Os campos obrigatórios estão marcados com (*).

Você pode usar estas tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>