Atitudes para ganhar o consumidor atual

O comportamento do consumidor no mercado não é fixo: ele muda de acordo com a época e contexto social.

Quando falamos no público que compra produtos pela internet, os hábitos são ainda mais diferentes.

Se quisermos atingir esse novo consumidor e vender para ele, independentemente do produto oferecido, precisamos conhecer melhor esse perfil.

Veja 10 características do consumidor atual para traçar estratégias de venda e garantir melhores resultados.

1. Procura soluções para seus problemas na internet
Para resolver a maioria de seus problemas, o consumidor faz uma busca na internet, ou seja, ele mesmo corre atrás da informação.

Em virtude disso, os artigos de blog e vídeos voltados para conteúdos que solucionem pequenos problemas diários estão em alta. As empresas já perceberam isso e, por esse motivo, estão investindo cada vez mais em blogs com conteúdos interessantes, que respondam aos questionamentos das pessoas.

Desta forma, quando o consumidor precisar de uma solução que essas empresas oferecem, essas marcas serão as primeiras que eles buscarão.

2. Não quer ser bombardeado por propagandas
Como o comportamento do consumidor mudou, agora, quem procura uma marca ou empresa é o próprio cliente. Isso porque o consumidor moderno gosta de ser parte ativa na relação de consumo.

O marketing tradicional com foco em captação de clientes, com mensagens intensas, contínuas e uma publicidade muito forte, simplesmente não funciona mais.

As estratégias modernas são muito mais sutis. O marketing digital, por exemplo, aplica conceitos como marketing de conteúdo, que tem como objetivo atrair clientes sem falar o tempo inteiro nas marcas e produtos da empresa, o que chama muito mais atenção do consumidor moderno.

3. Compara diferentes marcas para avaliar qual é o melhor custo-benefício
Antes de fazer uma compra, o consumidor moderno pesquisa na concorrência.

Sites de comparação, como o Buscapé e Zoom se tornaram populares. Eles avaliam milhares de itens existentes no mercado, traçam um perfil comparativo, indicam as melhores opções e mostram a evolução dos preços ao longo dos meses.

As compras são pautadas não apenas no custo efetivo, mas em um conjunto de fatores como qualidade, durabilidade, grau de satisfação dos clientes, Usabilidade e muito mais.

Todos esses dados podem ser consultados sem burocracia na internet. É muito fácil e comum encontrar a opinião de outras pessoas a respeito de cada produto, o que melhora ainda mais a experiência de compra dos usuários.

4. Quer realizar compras sem muitas burocracias
O consumidor atual quer comprar com agilidade e zero burocracia.

Processos muito demorados, complicados e confusos são desestimulantes e resultam na desistência da compra. As páginas de venda devem ser criadas pensando na melhor experiência do cliente.

Uma dica importante é a aplicação do minimalismo nos formulários internos dos sites de venda. Quanto menos campos para preencher, melhor. O consumidor atual quer entregar o mínimo de informações pessoais possíveis para terceiros, principalmente por medo de fraudes.

Outro ponto importante diz respeito à velocidade de carregamento das páginas na web. Se o site da marca é lento, as chances de que a compra seja interrompida pela metade são grandes.

Os dispositivos modernos estão cada vez mais rápidos e o acesso acontece em um piscar de olhos. Por isso, ter um site com design responsivo, otimizado para dispositivos móveis e rápido é essencial para acompanhar esse ritmo.

5. Quer se sentir parte de uma comunidade
As compras no mundo moderno não são baseadas apenas em interesses individuais.

Em suas relações comerciais, os novos clientes querem se sentir parte de algo maior, parte da comunidade na qual estão inseridos, passando a integrar a coletividade.

Essa mudança explica, por exemplo, a tendência pelo uso de sacolas ecológicas no lugar das tradicionais sacolas plásticas. Ninguém quer ser visto na rua como sendo responsável pelo aquecimento global e outros problemas ambientais.

Fazer parte da comunidade se tornou um valor importante em sociedade.

6. Gosta de saber a opinião de outras pessoas sobre um produto
O consumidor atual confia de forma significativa na opinião de terceiros, ainda que estranhos.

Essa constatação explica o crescimento de sistemas de recomendação, como as avaliações do Airbnb e Ifood, por exemplo.

Existem estudiosos do mercado que apontam a confiança como nova moeda, tão importante quanto o dinheiro.

Por isso, quanto melhor a avaliação de uma empresa na internet, maior a chance de que seus produtos sejam adquiridos. E isso vale para tudo, desde a hospedagem até restaurantes.

7. Tem interesse pelas novas tendências do mercado
Entre as diversas pesquisas de mercado todas tendem a apontar para a mesma realidade: o consumidor moderno quer ser o primeiro a experimentar novas tendências.

Todos os dias são lançadas novidades em vários setores. E o consumidor atual não quer esperar até amanhã para colocar as mãos em algo novo.

Assim que são anunciados lançamentos de produtos da Apple, por exemplo, filas enormes são formadas nos estabelecimentos oficiais.

Por esse motivo, as empresas e organizações devem estar cada vez mais atualizadas. Ficar para trás não é uma boa opção e pode significar o fracasso do empreendimento.

8. É influenciado por pessoas que admira
Uma das características mais atuais do consumidor é a tendência de comprar com base em orientações fornecidas por pessoas que sabem muito de um determinado assunto.

Esse são os chamados influenciadores digitais, profissionais que compartilham com o público os seus gostos e opiniões pessoais.

Os digital influencers são profissionais com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, como Facebook, YouTube e Instagram. Eles possuem o poder de ditar tendências e transformar as opiniões de clientes em potencial.

É tão grande a força dos influenciadores que eles estão sendo contratados diretamente pelas marcas para ajudar em campanhas publicitárias.

9. Preocupa-se com produtos ecologicamente corretos e evita o desperdício
O novo consumidor tem uma preocupação com a valorização do meio ambiente, da sustentabilidade e do aproveitamento correto dos recursos naturais.

Não se trata de uma modinha, mas sim de uma preocupação verdadeira com o futuro da humanidade. Produtos ecologicamente corretos, que apresentam o menor impacto possível ao meio ambiente, são preferidos por esses consumidores.

Nada de produção em escala, sem respeito ao trabalho humano. As pequenas linhas de montagem estão em alta, apesar dos preços serem bem mais elevados.

10. Preza por segurança ao realizar uma compra
Na hora de confirmar uma compra, o consumidor moderno espera por segurança completa.

Cientes disso, os sites devem oferecer certificados de segurança verificáveis, que atestem a integridade da operação.

O cliente quer a garantia de que terá seu dinheiro de volta se alguma etapa do processo de compra der errado ou o produto não satisfazer suas necessidades e expectativas.

Por isso, as informações utilizadas pelo vendedor devem ser claras e refletir ao máximo o produto ou serviço vendido.

Conheça seu cliente ideal
Mesmo conhecendo as 10 principais características do comportamento do consumidor atual que retratamos aqui, existem variações que devem ser observadas mais de perto e, principalmente, para cada negócio.

Por isso, é muito importante que cada empreendedor consiga traçar o perfil de seu cliente ideal para que com isso consiga pensar em estratégias de marketing específicas e assertivas para seu contexto.

A pesquisa de mercado deve ser uma constante na empresa. Avaliar as transformações no perfil do consumidor é fundamental para tomar atitudes que possam trazer melhores resultados.

Fonte: Hotmart Blog



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