4 dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua empresa

Quer aumentar as vendas na sua empresa? Conheça 4 dicas que podem transformar você em um grande vendedor!

Vender é uma arte milenar. Muito antes de surgir o sistema de compras e vendas que conhecemos hoje, a humanidade já vendia. Nossos ancestrais trocavam entre si mercadorias e, desde aquela época, só os melhores negociadores eram escolhidos por seus líderes para ir a campo.

Hoje não é diferente e quando se fala em bons vendedores, o funil fica ainda mais apertado. Então, para ajudar a despertar o vendedor que existe aí dentro, preparamos uma série de dicas para aumentar as vendas da sua empresa.


O primeiro passo é conhecer as quatro etapas de uma venda:

1) Prospecção: no início, você precisa identificar clientes em potencial e saber quem são seus concorrentes.
2) Abordagem: é o momento de fazer contato, se apresentar, ganhar confiança e falar do seu produto.
3) Negociação: hora de falar sobre preços, prazos e datas de entrega.
4) Fechamento: por último, o momento decisivo de assinar o contrato.


Agora sim, vamos para as quatro dicas infalíveis de como ser um bom vendedor:

1) Saiba qual é o seu objetivo:
Sabendo qual é sua meta e para quem quer vender, você vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar seu produto ou serviço. Não adianta atirar para todos os lados: para vender é preciso planejar e ter metas bem definidas.

2) Acredite no seu produto:
A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.

3) Conheça seus clientes:
Se você tiver tempo para investigar como são as pessoas para quem você quer vender, ponto para você. Mas isso nem sempre é possível, principalmente no primeiro contato. Portanto, apure seu poder de sondagem! Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente, para poder assim mostrar todo o potencial do seu produto.

4) Seja entusiasmado, paciente e persistente:
O cliente só vai dar o “sim” que você espera se você conseguir encantá-lo. Não se esqueça: você não é o único que está vendendo. Pense sempre que seu cliente já foi abordado por outros vendedores, então se você conseguir despertar entusiasmo dele, é com você que ele vai comprar.

O ciclo de venda pode ser longo, dependendo do público-alvo e das características do produto ou serviço que você oferece. O importante é não tentar pular nenhuma das fases, você precisa se manter no domínio da venda. Acredite que você não está oferecendo apenas um produto, mas sim um benefício, uma solução para a vida de quem compra.

Também esteja preparado para não vender – mas sem deixar que as portas se fechem, se coloque sempre à disposição para retomar a conversa – e esteja pronto para começar tudo de novo. Um bom vendedor é, acima de tudo, alguém que gosta de criar e manter bons relacionamentos.


Fonte: granatum.com.br



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